fbpx

Lentes de contato dental. Devo fazer ou não?

Lentes de contato dental. Devo fazer ou não?

 Quando se pensa em lentes de contato dental,  ao contrário do que pensa a maioria dos paciente , a primeira premissa que se deve ter é:  não é o paciente que escolhe se quer fazer ou não, é  uma escolha técnica do profissional .Tendo isto em mente , vamos adiante.

Resultado de imagem para lente de contato dental

  Pois bem, como o método para fazer cerâmicas não mais necessita de uma base metálica,  costumamos chamar estas novas cerâmicas de metal free.

 Estas novas técnicas   abriram a possibilidade de se fabricar cerâmicas ( laminados cerâmicos)cada vez mais finas mantendo todas as características maravilhosas da cerâmica,  como estabilidade e variedades de cor, mimetização, textura etc.

 Mas….. ela ocupa um espaço. Pelo menos na superfície em que ela se aproxima da gengiva é necessário se fazer um desgaste na superfície dentaria sob pena de ficar um degrau entre a cerâmica e o dente. Então vamos devagar. Desgastes são irreversíveis!

 Mas afinal de contas porque faríamos uma Lente de Contato Dental?

 Bem, quando os dentes estão  escurecidos, podemos fazer um clareamento no consultório que é sempre mais eficiente. Tenha em mente que dentes com cores naturais sempre são mais agradáveis aos olhos do que dentes excessivamente brancos feitos artificialmente com cerâmicas. Você conhece aquela pessoa que quando fala você não consegue tirar os olhos dos dentes! Tem uma esquisitice ai!!! Kkk

Resultado de imagem para lente de contato dental

 Quando os dentes estão colocados de forma inadequada no arco dentário,  tortos ou desalinhados, normalmente a indicação é de  um tratamento ortodôntico. Pode ser um Invisalign, que resolve de maneira rápida e com conforto para o paciente. Informe-se mais sobre ortodontia com Alinhadores ( Invisalign é uma marca)

 Quando existe desgaste ou a forma dos dentes é inadequada, é possível fazer pequenos acréscimos com resina poupando muito a superfície dentaria de desgastes.

 Agora, se a cor dos dentes é  inadequada para sua idade , se  forma dos dentes é desequilibrada ou melhor ainda se os dentes estão bastante restaurados e ou desalinhados e você ainda  precisa de uma solução rápida, bom aí temos as Lentes de Contato Dental.

 Lentes de Contato Dental são uma solução fantástica que pode ser realizada em uma ou duas sessões, dependendo da extensão do trabalho.

As lentes são uma solução realmente maravilhosa em que bem indicada, o profissional competente e atento consegue com  pouquíssimo custo biológico( leia-se pouco desgaste de superfície dentaria), como resultado  um sorriso agradável ,  natural , biologicamente compatível com estabilidade de cor, forma e com dentes alinhados.

O segredo esta na escolha dos materiais e a forma como é realizado.

Neste item o escaneamento digital ao invés das moldagens tradicionais leva enorme vantagem na questão da adaptação das laminas. As simulações como prova de Mockup ( maquetes) antes do procedimento e experimentado diretamente na boca do paciente  e ainda simulações no computador ,como DSD ( Digital Smile Design) fazem toda a diferença. Explico em outra oportunidade o que é DSD e como podemos usá-lo a nosso favor.

 Lentes de Contato Dental, portanto não são para todos os casos em que o paciente quer dentes mais bonitos.

Este trabalho necessita de uma atenção redobrada principalmente no que se refere à indicação, sob pena de estarmos causando mais dano do que beneficio. Não é o que ser quer, não é  mesmo? ? Tem uma indicação precisa, assim com boa parte dos tratamentos odontológicos

O profissional é que vai saber se é seu caso!

Comentários

  1. william disse:

    Ótimo texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *