Dor e Lesões

Bruxismo

O Bruxismo (ranger os dentes) é um sintoma inadequado e deve ser corrigido. Ele pode ter consequências graves pois além de poder criar problemas à nível de ATM (Articulação Temporo Mandibular), ele também gera desgastes nos dentes. Os problemas de ATM podem provocar enxaquecas, estalos ao abrir e fechar a boca, dores miofasciais, dores na região dos ouvidos, ansiedade, stress, dores no trigêmeo, entre outros.

A solução está em localizar as causas do bruxismo. Deve-se considerar um conjunto de medidas, como o uso de uma placa rígida de acrílico ao dormir, relaxantes musculares, e fisioterapia para os músculos da face.

Gengivite

Gengivite é uma inflamação da gengiva, a qual ainda está em estágio inicial da doença da gengiva e é mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa (película viscosa e incolor de bactérias) que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

O procedimento feito em nossa clínica é a remoção da placa através de uma limpeza profissional, a qual precisa ser feita periodicamente para garantir a saúde bucal.

Tratamento de Canal

O tratamento de canal é a remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.

O tratamento é indicado para:

Dentes que apresentam a polpa vital inflamada, com dor espontânea em decorrência da exposição da dentina por cárie profunda fratura da coroa, retração gengival, entre outros.

Dentes que apresentam a polpa com perda de vitalidade e comprometem a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação da membrana periodontal e do osso assintomático (cistos) ou com dor (abscessos).

O uso de métodos digitais e automatizados no tratamento endodôntico permite o aprimoramento e qualificação do resultado do trabalho.

Hipersensibilidade

A hipersensibilidade dentária é definida como uma sensibilidade exagerada da dentina vital exposta a estímulos térmicos, químicos e táteis. A dor típica de hipersensibilidade dentária é curta e aguda por natureza, persistindo somente durante a aplicação do estímulo.

As causas mais comuns da hipersensibilidade são:

• Escovação incorreta
  • Gengivites
  • Bebidas ácidas que causam o desgaste do esmalte do dente
  • Bruxismo
  • Fratura de dentes ou restauração inadequada

As variações hormonais da gravidez também podem causar sensibilidade nos dentes e, nesse caso, a recomendação básica é usar uma pasta de dente para dentes sensíveis.

Nossa clínica trata a hipersensibilidade no consultório com tratamentos que incluem:

Cirurgia de para colocar a gengiva no lugar cobrindo a raiz do dente quando a hipersensibilidade é provocada pela retração da gengiva e a raiz dos dentes fica exposta.

Tratamento com laser que contém ação analgésica e anti-inflamatória para reduzir hipersensibilidade e acelerar a composição da camada que cobre os dentes.

Aplicação de verniz e gel com flúor para fortalecer a superfície dentária ou restaurações.

A consulta ao dentista é importante para evitar complicações graves devido à hipersensibilidade.